quarta-feira, 13 de julho de 2011

Teste se você tem perfil de empreendedor


Perguntas elaboradas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) exclusivamente para os internautas do Portal Arca Universal

Fonte: Sebrae-SP

1)      Você aceita correr riscos?
a)      Tenho disposição para correr riscos, desde que conheça as consequências (2 pontos)
b)      Não gosto de correr riscos. Sou muito conservador (0 ponto)
c)      Tenho disposição para correr riscos, mas preciso melhorar na análise das consequências (1 ponto)

2)      Como é sua reação quando as coisas não ocorrem como o esperado?
a)      Fico muito chateado e desisto da atividade (0 ponto)
b)      Procuro encontrar uma alternativa para resolver o problema (2 pontos)
c)      Desanimo um pouco e demoro a ter energia para seguir em frente (1 ponto)

3)      Você é normalmente curioso?
a)      De vez em quando procuro informações sobre coisas que me interessam (1 ponto)
b)      Estou sempre observando e procurando aprender o que não sei (2 pontos)
c)      Raramente procuro saber coisas diferentes (0 ponto)

4)      Você faz as coisas acontecerem?
a)      Tenho dificuldades em transformar intenções em realidades (0 ponto)
b)      Quando surge algo que realmente quero, busco rapidamente os recursos necessários para tornar realidade (2 pontos)
c)      Demoro para decidir se realmente devo realizar algo. Mas depois sigo em frente (1 ponto)

5)      Quando surge um problema, como você desenvolve a solução?
a)      Procuro encontrar soluções diferentes das tradicionais (2 pontos)
b)      Formulo soluções tradicionais (1 ponto)
c)      Sempre recuo e aguardo alguém para ajudar (0 ponto)

6)      Você tem o hábito de planejar?
a)      Não acredito que seja importante planejar. O importante é realizar (0 ponto)
b)      Antes de tomar uma decisão, procuro avaliar toda a situação e organizar as ações (2 pontos)
c)      Dependendo do caso, faço um planejamento das ações (1 ponto)

7)      Você se relaciona com muitas pessoas com experiências diferentes?
a)      Normalmente me relaciono com pessoas do meu círculo próximo - família, amigos (1 ponto)
b)      Procuro sempre conhecer pessoas novas e desenvolver relacionamentos (2 pontos)
c)      Prefiro agir de maneira isolada (0 ponto)

8)      Você é flexível em suas convicções?
a)      Acho importante seguir um propósito até o fim. Mudar é ser derrotado (0 ponto)
b)      Sou firme nas minhas convicções, porém, aberto a mudar quando necessário (2 pontos)
c)      Preciso melhorar meu senso de propósito, percebo que sou facilmente influenciável por outras pessoas (1 ponto)

9)      Você sabe fazer um plano de negócios?
a)      Não acho importante fazer um plano de negócios (0 ponto)
b)      Conheço a teoria, mas nunca elaborei um plano de negócios (1 ponto)
c)      Tenho hábito e facilidade para elaborar um plano de negócios (2 pontos)

10)  Você sabe vender uma ideia?
a)      Tenho facilidade de comunicação e persuasão (2 pontos)
b)      Tenho dificuldades em argumentar a favor de uma ideia (0 ponto)
c)      Conheço a teoria de negociação, mas preciso melhorar na prática (1 ponto)

Resultado:
0 a 10 pontos: Existem vários aspectos para aprimorar em seu perfil empreendedor. O Sebrae pode ajudá-lo nisso. Conheça as soluções.
11 a 15 pontos: Você está no caminho certo. Procure o Sebrae para ajudá-lo em seu desenvolvimento.
16 a 20 pontos: Você está bem desenvolvido em suas qualidades empreendedoras. O Sebrae pode ajudá-lo a melhorar ainda mais.
Obs.: Teste meramente ilustrativo para autoreflexão e sensibilização. Para um diagnóstico completo é necessário profundidade na análise

0 comentários:

Postar um comentário