quarta-feira, 13 de julho de 2011

Perfil de um empreendedor


Para ter sucesso, antes do investimento financeiro, é preciso investir tempo e energia no planejamento de um novo negócio

Por Carlos Gutemberg


 
Quando se fala em uma pessoa empreendedora, muitos imaginam alguém determinado, cheio de ideias e projetos, bastante ocupado e dono do seu próprio negócio. Tais características fazem parte do perfil do empreendedor, porém, há outras consideradas fundamentais, como a habilidade em perceber novas oportunidades e a capacidade de correr riscos calculados.
“O empreendedor realiza propósitos, uma visão. Ele está sempre preocupado em melhorar suas aptidões menos desenvolvidas e aprimorar-se nas mais fortes. Tem paixão por resultados e é comprometido com os seus projetos”, avalia Renato Fonseca – consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
Segundo ele, o empreendedorismo parte do princípio de realizar algo. “Pessoas empreendedoras estão sempre atentas ao que está acontecendo em volta delas. Elas têm uma vontade enorme de fazer as coisas acontecerem, projetando negócios e conseguindo articular o que for preciso para transformá-los em realidade”, diz.
Para isso, faz toda a diferença ter amplo conhecimento sobre a área e o mercado no qual irá se empreender, bem como o produto ou serviço e os processos para levá-los ao consumidor. “Antes de por a mão na massa e estruturar o novo negócio, é preciso elaborar um orçamento, identificando se há pessoas interessadas naquilo que será oferecido, em escala suficiente para remunerar os gastos e gerar lucros. Sem isso, são altíssimas as chances do empreendimento dar errado”, analisa Fonseca.
Um recente levantamento do Sebrae-SP mostra que 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade. Esse estudo também identificou quais foram os principais erros daqueles que estavam à frente dessas empresas:   
– Comportamento empreendedor pouco desenvolvido;
– Falta de planejamento prévio;
– Gestão deficiente do negócio;
– Problemas pessoais dos proprietários.
Importância do planejamento 
A pressa por implantar um empreendimento pode trazer problemas sérios para o empreendedor. “Antes de tudo, ele deve fazer inúmeras simulações do seu negócio, em cenários positivos e negativos, para identificar qualquer ponto desconhecido. Isso pode levar meses. Porém, costumo dizer que todo esse planejamento faz parte do trabalho. Primeiro, investimos tempo e energia, para depois decidirmos se vale à pena investirmos dinheiro”, ressalta o consultor.

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