quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que se espera das Empresas







O que se Espera das Empresas
Publicado em: 03/05/2011




Tempo será a principal variável econômica do futuro, isso já é censo comum. Aliás, hoje tempo já é muito dinheiro. Ocorre que os profissionais e os empresários muitas vezes estão mais focados no seu trabalho e nos produtos ou serviços que vendem e esquecem exatamente daquilo que os clientes ou empregadores esperam deles.
A sociedade evoluiu e os serviços são na essência, o que realmente importa para os clientes. São poucas empresas (na verdade tenho dificuldade para encontrar uma) onde a sua atividade esteja vinculada apenas aos produtos.
Desse modo, temos novos desafios a solucionar o que nos remete a entender melhor o que efetivamente se espera de nós profissionais e de nossas empresas, se não é aquilo que fomos treinados a entregar.
Para entender melhor, mais do que nunca nós consumidores procuramos o entorno daquilo que na verdade buscamos quando entramos numa loja. Quando compro um produto, espero que as pessoas me atendam bem, sejam solícitas, se preocupem genuinamente comigo. Por fim, facilitem a minha vida, economizem meu tempo.
Todos nós temos muito que fazer. Não há qualquer novidade em afirmar que a nossa vida está cada dia mais corrida. Isso todos sentem, mas são poucos os que conseguem dosar as suas necessidades empresariais de tempo com as necessidades pessoais de atendimento à família e a si.
Por isso cada vez que interajo profissionalmente com alguém ou alguma empresa, seja para vender ou comprar, espero que a experiência seja agradável e não contribua ainda mais para gastar desnecessariamente o meu tempo e aumentar o meu estresse.
As empresas que quiserem no curto prazo estabelecer diferencial competitivo ou mesmo inovar em algum aspecto nas suas atividades lancem esforços que contribuam para que os seus clientes possam economizar tempo e, por conseqüência, fiquem mais felizes. Com isso, recomendarão as suas empresas e os seus retornos serão maiores e melhores.
Espera-se que os profissionais cumpram com aquilo que prometem. Que cheguem na hora certa, por exemplo, e que entreguem aquilo que os seus clientes valorizam. No jargão empresarial é que desempenhem suas atividades criando valor para os seus clientes. Às vezes é fazer o óbvio.
Um exemplo simples: há alguns dias fui comprar dois livros numa livraria da cidade. Como não tinha encomendei-o e fui informado de que ele demoraria de 10 a 15 dias para vir, o que já é um absurdo para os padrões atuais. Mesmo assim optei pela compra e reiterei de que tinha pressa frisando que em oportunidades anteriores pedidos meus haviam sido “esquecidos” simplesmente.
Ao cabo dos 10 dias liguei para a loja e estupefato fui informado de que não havia sequer registro do meu pedido. Obviamente que não posso escrever aqui o que falei para eles, mas imediatamente busquei na internet algum site que pudesse me atender.
Como as edições eram recentes, apenas um dispunha dos produtos. Para minha surpresa os valores eram praticamente os mesmos que o prometido pela loja local, porém, o prazo de entrega era de até 20 dias, enorme para mim, que já tinha perdido 10 dias na trapalhada anterior. Mesmo assim comprei os dois livros.
Para minha surpresa, no dia seguinte recebi um e-mail dizendo que os livros haviam sido enviados e que poderia acompanhar pela internet a entrega. Bem, em três dias recebi tudo, do jeito que esperava e mais que satisfeito. Agora abandonei definitivamente as compras nessa loja física, que me fez gastar tempo de que não dispunha e aumentar o meu estresse.
Uma das questões centrais é que como cada vez tudo está mais transparente (as redes sociais e a internet tem contribuído para isso) o espaço para rompantes e promessas não cumpridas também está cada vez menor. A última instância está sendo rompida com os maus políticos que estão sendo desmascarados. Só falta a sociedade perceber e utilizar melhor na hora de votar. Mas esse tempo também está chegando.




Boa semana de Gestão & Negócios.
Eleri Hamer é Diretor de Relações com o Mercado do IBG – Instituto Business Group, professor e palestrante –contato@elerihamer.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário