domingo, 8 de maio de 2011

10 Dicas para se tornar um Profissional de Futuro

1. Aderência à cultura

Que comportamentos, atitudes e posturas são valorizadas no ambiente onde estou inserido? Já se foi o tempo em que o fator mais importante na seleção de um profissional era o seu conhecimento técnico; hoje, ainda existe a valorização do perfil técnico, mas o mercado já passa a considerar a identificação e adaptação de um profissional com a cultura da empresa contratante. Isso significa que você pode ser um super-talento para a empresa X e trazer muitos resultados, mas em outra empresa isso pode não acontecer. Qual a diferença? A cultura na qual está inserido.

2. Trabalhar remotamente, com times multiculturais

Como me comunicar com pessoas de etnias diversas e construir minha rede de relacionamentos a partir dos diferentes canais que estão à minha disposição? Estaremos realmente preparados para viver sem barreiras geográficas, lingüísticas, de fuso horário, etc? Quando falamos em trabalhar remotamente (home office) e com times multiculturais, a primeira reação da maioria das pessoas é de interesse, no entanto não é tão simples e divertido quanto parece, pois exige muito planejamento, disposição e organização do profissional que atua neste modelo de trabalho.

3. Rede de relacionamentos – busca de informações filtradas, precisas e utilizáveis

Você usa a internet para estabelecer contatos relevantes e se manter atualizado? É preciso ter cuidado para não ver seu tempo ser engolido pelo monstro da internet, ou seja, ao ter à disposição tantas informações e com tamanha velocidade, você precisa selecionar, filtrar e manter o foco no uso desta rede incrível!

4. Capacidade de ir do operacional ao estratégico

A partir de uma atividade ou tarefa, como você faz para entender os impactos operacionais, táticos e estratégicos do seu trabalho? O profissional do futuro será aquele que conseguir atuar no operacional e estratégico, ao mesmo tempo. Ou seja, não haverá (não há) função em uma empresa que não exigirá que o profissional tenha parte do seu dia tomado por atividades operacionais, e não haverá (não há) função em uma empresa que não cobrará que o profissional consiga a partir de uma atividade operacional, trazer à tona, conteúdos estratégicos.

5. Autoconhecimento como responsabilidade do indivíduo

Você busca oportunidades de autoconhecimento? Você solicita feedback sobre o seu trabalho a pares, chefes e colegas? O profissional do futuro, que se destacará dos demais, será aquele que buscar novas oportunidades para se conhecer melhor.

6. Apropriar-se do seu desenvolvimento profissional

Você participa ativamente de atividades extracurriculares e realmente se engaja nos treinamentos formais oferecidos pelas empresas? A responsabilidade sobre seu desenvolvimento profissional já não pertence mais à empresa. A tendência é que ela esteja cada vez mais em suas mãos.

7. Integração do papel profissional e social: Ética e Responsabilidade

Você busca manter uma coerência entre o que você fala e o que você faz, no trabalho e na vida pessoal? Não há mais a cisão entre o pessoal e o profissional, você está o tempo todo conectado com todas as suas esferas e é preciso ter coerência. Cuidado com sua exposição em redes sociais, elas dizem muito sobre você, quer você queira ou não!

8. Capacidade de Interagir com públicos diferentes

Você busca oportunidades de trabalhar com pessoas de perfis e gerações diferentes? Você assume uma postura de aprendizado, ao se aproximar e interagir com profissionais que admira? Não é porque o jovem domina a tecnologia que pode desconsiderar os inúmeros aprendizados que pode ter na convivência com profissionais de outras gerações.

9. Consciência para lidar com informações estratégicas e confidenciais

Você sabe discernir o que pode e o que não pode ser divulgado? Hoje em dia, tudo é compartilhado. No entanto, para que as empresas alcancem seus resultados, ainda dependem de informações confidenciais e isso significa não comentar com ninguém. Inclusive com amigos e familiares!

10. Integração com pessoas online e offline

Como você tem mantido seus contatos offline? Como você tem cuidado dos seus contatos online? O profissional do futuro será aquele que consegue construir sua rede de relacionamentos reais e virtuais. Fazer o intercâmbio de uma para outra esfera (online e offline) também será fundamental!

0 comentários:

Postar um comentário